Depois de Guga, mais um brasileiro brilha em RG
Por Chiquinho Leite Moreira
dezembro 13, 2016 às 12:53 pm

Após 20 anos à primeira conquista de Gustavo Kuerten em Roland Garros, mais um brasileiro brilha nas cores do saibro francês. É o artista contemporâneo Vik Muniz. Ele é o autor da obra que irá ser o símbolo do torneio de 2017, com o magnifico pôster do evento. A foto de um tenista na hora do saque – onde começam as emoções – refletida como uma sombra na terra batida estará espalhada por todos os cantos da Paris, a cidade luz da inspiração de artistas e intelectuais.

Roland Garros vem com estas coisas. Por isso, sempre digo que nenhum outro Grand Slam tem Paris como sede. Afinal, em qual deles o lado artístico estaria tão destacado? O torneio vive hoje em busca da modernidade. Precisa de uma nova quadra central, coberta, e maior espaço físico, mas não abandona jamais suas tradições e seu charme.

Aliás, 2017 deveria marcar a inauguração da nova Philippe Chatrier. Só que como avisou o diretor do torneio este ano, Guy Forget, nada é muito simples quando se trata dos direitos e licenças na França. O projeto é lindo, com arquitetura arrojada, clara, muitos vidros, mas caminha muito lentamente. E enquanto estas demandas não forem resolvidas, a competição fica dependendo das condições climáticas. Em 2016 a programação esteve pra lá de ameaçada, mas terminou dentro do prazo.

Enfim, se Roland Garros vive atualmente com suas adversidades, para o público brasileiro sempre estará guardado em um lugar especial do coração. Quem não lembra das toalhas oficiais nas cores verde e amarelas, como forma de marcar o “ano do Brasil na França”. E agora, em 2017, o orgulho vem pela luz do artista Vik Muniz.

b_afficheRG17


Comentários
  1. @AndreLimaBH

    Chiquinho, meu caro. O Fernando Degrossi foi o autor do poster de Wimb2016. Brasil referência mundial de design. Mais ainda no tênis. Tem mais dois Grand Slam conquistados por brasileiros, mas curiosamente não tenistas.

    Reply
  2. Guilherme Rotta Wagner

    Chiquinho, me responde por favor. Desde 30/11 que não tem o Ace Bandsports. O programa saiu da grade ou está de férias? Grande abraço pra ti, Saretta, Renatinha e Álvaro.

    Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>